Descoberta rara: arbusto desaparecido há 185 anos reaparece em Pernambuco
Um arbusto, que não foi mais encontrado ao longo dos últimos 185 anos, foi descoberto em uma área urbana do estado de Pernambuco. O anúncio foi feito por um grupo de cientistas que encontrou o vegetal desaparecido em uma cidade da Região Metropolitana do Recife, durante uma expedição. Saiba mais detalhes sobre a descoberta do arbusto que foi visto pela última vez há quase dois séculos.
Vegetal foi encontrado por grupo cofundado por famoso ator americano
O grupo de cientistas Re:wild, cofundado pelo ator Leonardo DiCaprio, foi responsável pela descoberta do arbusto que não foi mais avistado ao longo dos últimos 185 anos. O vegetal foi encontrado na cidade de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, durante uma expedição de seis dias para identificá-lo.
“É incrível que o azevinho pernambucano tenha sido redescoberto em uma região metropolitana onde moram cerca de 6 milhões de pessoas”, destaca a encarregada do programa de espécies perdidas do Re:wild, Christina Biggs. “Não costumamos pensar nas plantas como perdidas para a ciência”, ressalta.
O primeiro registro do arbusto pela ciência foi no ano de 1838 e é de autoria do biólogo escocês George Gardner. A coleção do cientista foi a única avistada até março do ano passado, quando o vegetal foi novamente encontrado. A planta tem flores brancas, o que ajudou na sua identificação pelo grupo.
Juliana Alencar, um dos membros dessa expedição, aponta que “é como se o mundo tivesse parado de rodar suas engrenagens”. “A natureza nos surpreende. Descobrir uma espécie da qual não se ouvia falar havia quase dois séculos não acontece todo dia. Foi um momento incrível”, completou ainda a cientista.
Além disso, de acordo com o ecologista Gustavo Martinelli, líder da expedição, a expectativa do grupo responsável pela descoberta é começar um programa que seja capaz de reproduzir o arbusto encontrado.
Imagem: Reprodução/Fred Jordão