Aumento no número de roubo de cargas na Bahia gera preocupação
De acordo com um relatório recente, foi no estado da Bahia onde houve o maior crescimento do número de roubo de cargas no segundo trimestre deste ano. No entanto, a concentração dos casos se encontra nas regiões Sul e Sudeste. Além disso, em todo o país, houve um aumento desse tipo de crime.
Saiba mais detalhes a respeito do novo levantamento.
Número de roubo de cargas cresce significativamente no estado da Bahia
As informações reunidas no “Brasil: Relatório Trimestral de Roubo de Carga”, do Centro de Inteligência da Overhaul, mostra que, no segundo trimestre deste ano, o crescimento mais expressivo do número de roubo de cargas foi na Bahia, passando de 1% a 5% dos casos em todo o país no período de um ano.
Além disso, o estado nordestino também está entre os 10 com o maior número de roubos, junto com São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Esse grupo de estados representa 98% dos casos no segundo trimestre deste ano.
Apesar disso, segundo o relatório, a concentração desse tipo de crime está nas regiões Sul e Sudeste do país.
Situação das ocorrências de roubo de cargas no território nacional
De acordo com o levantamento, entre janeiro e julho de 2023, foram registrados 17.230 casos de roubo de cargas em todo o país. O número representa um aumento de 5,5% em relação ao mesmo período do ano passado. No entanto, o crime está concentrado, principalmente, nas regiões Sul e Sudeste do país.
Ademais, o relatório também aponta que, nas duas regiões, o foco dos criminosos são as cargas de alimentos e bebidas, eletrônicos, agro e cigarros. Porém, mesmo não apresentando nenhuma variação significativa, outras categorias, como a farmacêutica, também são alvos constantes dos criminosos.
Para mais notícias e artigos interessantes, acesse nosso portal!
Imagem: Reprodução/Agência Brasil