Faculdade de Pernambuco insere disciplina inédita na grade curricular
Na última segunda-feira (2), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) anunciou que a disciplina de surfe agora está na grade curricular dos alunos de Educação Física. O objetivo das aulas será tratar o esporte como uma profissão e a expectativa é que o estudante tenha uma experiência prática na praia.
Saiba mais detalhes sobre a novidade.
Nova disciplina é inédita na grade curricular da UFPE
As aulas de surfe, iniciativa pioneira no estado, serão destinadas aos estudantes de Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A ideia da disciplina é abordar as competências físicas e técnicas da modalidade.
“Focaremos nos aspectos de formação, treinamento e benefícios terapêuticos do surfe. Os estudantes viverão, dessa forma, a experiência de aprendizes e instrutores, além de participarem de discussões relacionadas aos aspectos teóricos da modalidade”, ressaltou Tony Meireles, professor da universidade.
Assim, a disciplina também abordará conteúdos relacionados ao planejamento e à elaboração de outros aspectos do surfe. Além disso, a expectativa é que o estudante também tenha aulas práticas na praia de Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho, entre os meses de janeiro e fevereiro do ano que vem.
Essas novas aulas estarão alinhadas às ações realizadas dentro de projeto de extensão sUrFPE, que tem como objetivo enfrentar o derramamento de óleo nas praias do estado e conta com o professor Meireles no cargo de coordenador. A previsão é que as inscrições sejam abertas entre os dias 11 e 16 de outubro.
Por fim, vale pontuar que a nova disciplina surge em um momento em que o surfe brasileiro vive o seu auge no cenário mundial, com a presença de diversos surfistas em competições internacionais. Entre eles, estão Gabriel Medina, Ítalo Ferreira, Filipe Toledo e Adriano de Souza, com conquistas recentes pelo Brasil.
Para mais notícias e artigos interessantes, acesse nosso portal!
Imagem: Reprodução/World Surf League