Medidas sugeridas pelo MP da Bahia visam conter a violência policial no estado
Em meio a um aumento da violência no estado da Bahia, nesta semana, o Ministério Público apresentou medidas para serem incluídas no plano de redução da letalidade policial, que deverá ser anunciado em breve. Entre as principais ações, o destaque é o uso das câmeras corporais na farda de agentes policiais.
Saiba mais detalhes a respeito das sugestões do MP.
Ministério Público sugere medidas para ajudar no controle da violência na Bahia
A Secretaria de Segurança Pública deve apresentar um plano de redução da letalidade policial na Bahia e o Ministério Público do estado também está contribuindo com uma série de sugestões. A apresentação das medidas aconteceu na última segunda-feira (2), em meio ao aumento da violência policial na Bahia.
Nesse sentido, entre as principais sugestões do MP, está o uso das câmeras corporais nas fardas do agentes policiais, visando verificar como os policiais estão agindo nas operações. A secretaria está com o processo de licitação aberto para adquirir os equipamentos ainda em outubro para já serem implementados.
Em relação a essa medida, o promotor de Justiça Luis Alberto Vasconcelos, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Segurança Pública, ressalta que o governo também precisa de investimentos em um sistema de georreferenciamento das viaturas para saber a localização de cada policial do estado.
Além disso, o promotor também destaca a necessidade do governo de exercer um controle mais intenso das munições e armas utilizadas pelos agentes de segurança da Bahia. “É necessário identificar com mais rapidez qual batalhão está envolvido e com que munição ocorreu a morte de alguém”, explicou.
Por fim, o MP ainda sugeriu que a Polícia Militar da Bahia organize uma premiação para os batalhões com as maiores reduções de letalidade. Nesse sentido, o promotor aponta para a necessidade de um estudo para entender o motivo de alguns grupos de agentes de segurança serem mais violentos do que outros.
Para mais notícias e artigos interessantes, acesse nosso portal!
Imagem: Divulgação/Governo da Bahia