Policias da Bahia vão usar câmeras doadas pelos Estados Unidos
Em meio a uma escalada da violência no estado da Bahia, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que os policiais passarão a utilizar câmeras corporais doadas pelos Estados Unidos. A declaração foi feita durante um evento do governo federal que aconteceu na última quinta-feira (5). Saiba mais detalhes a respeito do anúncio de Flávio Dino.
Câmeras que serão usadas pelos policiais foram doadas pelos Estados Unidos
Na última quinta-feira (5), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou que as autoridades da Bahia passarão a utilizar câmeras corporais ainda em 2023. De acordo com o titular da pasta, os aparelhos serão doados pelos Estados Unidos ao governo brasileiro, que os enviará para a Bahia.
“Trabalhamos a doação de câmeras para implementação, ainda neste ano, com uso, pioneiramente no Brasil, de tecnologia usada pelos Estados Unidos. Os itens foram doados pelo governo dos Estados Unidos e vamos colocar à disposição da Bahia para proteger profissionais e facilitar investigações”, disse.
O anúncio foi feito durante um evento em que o governo federal apresentou novas ações de segurança pública no estado da Bahia, em meio a uma escalada da violência. Entre elas, foi anunciado um repasse de R$ 109 milhões do Fundo Nacional de Segurança Pública para controlar a onda de violência atual.
Além disso, o ministro também determinou a implementação de postos da Polícia Federal, em até 45 dias, nas cidades de Vitória da Conquista e Feira de Santana. Ademais, será instalada ainda a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado, uma parceria entre a polícia da Bahia e a Polícia Federal.
Vale ressaltar que parte das ações do governo federal estão ligados a outras áreas, como assistência social e educação. Nesse sentido, através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, cerca de R$ 5 milhões deverão ser destinados à prevenção de homicídios e à inclusão social de jovens.
Imagem: Divulgação/Governo da Bahia