Avanço do mar faz cidade da Bahia declarar situação de emergência
Uma cidade no sul do estado da Bahia decretou situação de emergência por causa da erosão marítima que está afetando a região. Edifícios públicos e privados, além das vias da cidade, estão enfrentando o avanço da maré. A prefeitura anunciou que já conta com um projeto para evitar novas erosões no local.
Devido ao fenômeno, segundo a Defesa Civil, pessoas estão desabrigadas e desalojadas e casas estão danificadas e destruídas. A prefeitura já realiza ações na região visando diminuir os efeitos da erosão para a população. Saiba mais detalhes a respeito da situação no município costeiro.
Prefeitura de Ilhéus decreta situação de emergência por causa do avanço da maré
Nesta semana, a Prefeitura de Ilhéus, no sul do estado da Bahia, enviou a publicação do estado de emergência para a Defesa Civil Nacional por causa de uma erosão marítima que está impactando toda a região. Prédios públicos, particulares e as vias da cidade estão tendo que enfrentar o avanço da maré.
Em nota, a prefeitura do município destacou que já existe um projeto para evitar que esse problema volte a acontecer na região. No entanto, pensando no curto prazo, a gestão municipal decidiu publicar o decreto de emergência com o intuito de colocar em prática ações preventivas e diminuir os transtornos.
Segundo o documento, o avanço do nível do mar foi registrado entre os dias 1º e 16 de outubro, em diversos pontos da cidade, como São Domingos, São Miguel, Ponta da Tulha, Mamoã, Joia do Atlântico e Ponta do Ramo, Zona Norte da cidade.
Vale ressaltar que a prefeitura determinou o envio de máquinas escavadeiras para a realização de reparos na região danificada pela erosão. De acordo com a Defesa Civil, pelo menos 42 pessoas do município foram impactadas. São 16 desabrigados, 26 desalojados, 11 residências danificadas e três destruídas.
Para mais notícias e artigos interessantes, acesse nosso portal!
Imagem: Reprodução/Freepik