Ceará se prepara para emitir nova identidade nacional até janeiro de 2024: entenda o que muda e como solicitar
Até o início do próximo ano, o estado do Ceará pretende implementar os novos documentos de identidade que substituirão o RG (Registro Geral). A nova carteira deverá unificar diversas informações em um mesmo documento. O prazo para o início da implementação nos estados é 11 de janeiro de 2024.
Saiba mais detalhes.
Nova identidade será mais segura e unificada do que o RG
De acordo com o titular da Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB) da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), Ricardo Filgueiras, os estados brasileiros têm até o dia 11 de janeiro do ano que vem para dar início ao processo de implementação da Carteira Nacional de Identidade (CIN).
“Essa é a data final, se não houver alteração na lei, para todos os estados estarem adequados. Para todas as pessoas que tirarem o documento a partir do lançamento, a numeração vai ser o CPF, um número nacional, e vai permitir integração com outros órgãos e serviços”, explicou.
A substituição do RG pelo CIN tem como objetivo aprimorar os documentos de identificação civil visando deixá-los alinhados com os padrões internacionais. A nova identidade pretende unificar informações de diferentes órgãos. Para Filgueiras, será um documento mais seguro.
Segundo o Governo Federal, a carteira deve eliminar números variados de RG e também poderá ser emitida nos modelos físico ou digital. Todos os brasileiros precisarão solicitar a emissão do documento até fevereiro de 2032, sendo necessária a apresentação da sua certidão de nascimento ou de casamento.
Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina são os estados brasileiros já aptos a emitirem os novos documentos de identidade. Até o dia 30 de outubro, foram emitidas 2 milhões de carteiras em todo o território.
Para mais notícias e artigos interessantes, acesse nosso portal!
Imagem: Reprodução/Freepik