Alerta! Pará registra maior número de queimadas no Brasil em 2023; saiba mais
De acordo com o Instituto Nacional Espaciais (Inpe), o Pará é o estado brasileiro com o maior número de queimadas neste ano. Além disso, a unidade passou pelo seu pior mês de outubro em 25 anos. Segundo especialistas, o avanço das mudanças climáticas é que tem intensificado um período naturalmente seco.
Saiba mais detalhes.
Pará é destaque nacional pelo número elevado de queimadas
Segundo o Instituto Nacional Espaciais (Inpe), entre os meses de janeiro e outubro, foram registrados 31.119 focos de incêndio no estado do Pará. De acordo com o instituto, foi o estado brasileiro com mais registros de queimadas. Além disso, o Pará teve o seu pior mês de outubro em um período de 25 anos.
Nesse sentido, para especialistas no tema, o avanço das mudanças climáticas tem aumentado as temperaturas na região que, nesse período do ano, tende a ser mais seca. Com isso, os termômetros mais altos tem facilitado a propagação do fogo em áreas de mata em todo o território paraense.
Dificuldades enfrentadas pelos bombeiros
O major Saimo Costa aponta para uma dificuldade dos bombeiros de atenderem a todos os focos de queimadas.
“Nós temos uma demanda reprimida que não conseguimos atender, porque são vários incêndios, às vezes, no mesmo horário. Demandaria um poder operacional gigantesco, então a gente utiliza técnica para proteger residências e o bem das pessoas”, relata.
Na reserva extrativista Tapajós Arapiuns, na região oeste do estado, por exemplo, uma intensa fumaça encobriu o céu e as equipes de brigadistas estão fazendo o possível para controlar as chamas, percorrendo longas distâncias. Há também o registro de animais com sede dentro das matas.
“Teve dias que eu não consegui chegar perto do fogo, teve dia que a gente cortou mais de 10 árvores no caminho para chegar com carro ou moto”, afirma o bombeiro Júlio César Galúcio, que está atuando na reserva.
Para mais notícias e artigos interessantes, acesse nosso portal!
Imagem: Divulgação/Corpo de Bombeiros