Ótima notícia para quem gosta de aproveitar as praias de Pernambuco
O Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões está lançando um plano de educação ambiental, no estado de Pernambuco, visando garantir a segurança nas praias e a prevenção de incidentes com tubarões. Entre as ações, está um novo aplicativo para identificação de praias seguras. Saiba mais detalhes sobre a novidade e veja as ações do plano.
Novo plano é lançado para garantir a segurança nas praias de Pernambuco
Na última sexta-feira (10), o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões lançou o Plano de Educação Ambiental para Segurança Aquática e Prevenção de Incidentes com Tubarões em Pernambuco (PEAST-PE). O lançamento acontece antes do começo do verão e das férias escolares.
Vale ressaltar que um dos principais objetivos do plano é prevenir incidentes com tubarões nas praias do estado. Nesse sentido, o PEAST deve desenvolver um novo aplicativo para que a população saiba quais são as praias seguras. Além disso, serão inseridas placas no litoral da Região Metropolitana do Recife.
A expectativa é que até o dia 20 de dezembro seja lançada uma licitação para a escolha da empresa que ficará responsável pela produção das placas, que serão instaladas entre a Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, e a Praia do Farol, em Olinda. A previsão é de que sejam instaladas até fevereiro de 2024.
“A educação e a comunicação ambiental se apresentam como ferramenta norteadora na prevenção e na mitigação desses impactos, promovendo o equilíbrio ecossistêmico e a integridade da vida humana”, ressaltou a gerente geral de áreas costeiras da Semas-PE, Danise Alves.
Também é válido pontuar que a Matriz de Planejamento do PEAST foi desenvolvida através de informações obtidas com diversos especialistas. Além disso, a proposta é que esse documento seja colocado em prática de forma constante, pensando na sensibilização da população pernambucana.
Imagem: Reprodução/Kid Jr.