Escritor do Ceará, Stênio Gardel ganha o National Book Awards nos EUA
Na noite da última quarta-feira (15), o escritor cearense Stênio Gardel venceu o National Book Awards, um dos mais conceituados prêmios de literatura dos Estados Unidos. Seu livro disputou a categoria com outras nove publicações escritas em outras línguas. A premiação oferecida pelo evento é de R$ 10 mil. Saiba mais detalhes.
Escritor cearense vence importante prêmio de literatura em Nova York
Em uma cerimônia em Nova York, com a presença da apresentadora Oprah Winfrey, o escritor cearense Stênio Gardel venceu o National Book Awards, um dos mais conceituados prêmios de literatura dos Estados Unidos. O romancista venceu na categoria tradução com o seu livro “A palavra que resta”.
Romance de estreia do escritor, que nasceu na cidade de Limoeiro do Norte, no estado do Ceará, foi lançado pela Companhia das Letras, no ano de 2021, e traduzido por Bruna Dantas Lobato com o título em inglês “The Words That Remain”. Já nos Estados Unidos, o livro foi publicado pela New Vessel Press.
A obra conta a história de Raimundo, de 70 anos, que resolve aprender a ler para descobrir o que diz uma carta que o assombrou a vida toda. O documento foi escrito por Cícero, que ele amava de forma escondida. A publicação, além de falar do amor, também dá destaque para o analfabetismo no Brasil.
No evento, a obra disputou a categoria com outros nove livros escritos em outros idiomas, como árabe, holandês, francês, alemão, coreano e espanhol. Tanto o escritor quanto a tradutora dividirão o prêmio de R$ 10 mil.
“Obrigado à National Book Foundation e ao júri. Eu dedico essa premiação à minha mãe, Irene. Ela não está mais entre nós, mas ela sempre acreditou em mim, e eu não estaria aqui sem ela. Ela foi a melhor a mãe e eu sinto muito falta dela”, foram as primeiras palavras ditas pelo escritor ao receber seu prêmio.
Imagem: Reprodução/Fernanda Oliveira