Ceará registra a maior temperatura do mês de novembro
Na tarde do último sábado (18), uma cidade do Ceará alcançou a segunda maior temperatura já registrada no estado. No entanto, esse foi o maior valor já registrado no mês de novembro em toda a história. Os números expressivos são fruto da onda de calor que atingiu todo o país na última semana.
Saiba mais detalhes.
Onda de calor faz Ceará registrar a maior temperatura para o mês
De acordo com o monitoramento da Plataforma de Coleta de Dados (PCD) da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, no último sábado (18), a cidade cearense de Santa Quitéria registrou, por volta das 15 horas, 41,8 °C, a maior temperatura já registrada no estado em um mês de novembro.
No entanto, a maior temperatura ainda fica com a cidade de Jaguaribe, também no Ceará, tendo sido registrada no dia 31 de outubro. Vale ressaltar que, neste mês, já haviam sido apontados outros 16 picos de temperatura a partir de 40 °C em municípios cearenses, com destaque para Jaguaribe, Barro e Crateús.
Nesse sentido, é válido pontuar que, neste período do ano, os picos de temperatura são bastante comuns no Ceará. Isso acontece por causa da escassez de chuvas entre os meses de agosto e novembro. No entanto, em 2023, o fenômeno El Niño atuou mais fortemente e levou ainda mais calor para o estado.
Apesar do fim da onda de calor extremo, as altas temperaturas deverão continuar sendo registradas, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, principalmente nos períodos de pré-estação (dezembro e janeiro) e também da estação chuvosa (fevereiro a maio) no estado do Ceará.
Por isso, a recomendação é procurar locais com sombra, usar roupas leves e apostar na hidratação. Nesse sentido, a dica é ingerir pelo menos um litro de água a mais do que o habitual.
Imagem: Reprodução/Freepik