Prefeitura de Salvador estuda plano para lidar com calor intenso
Depois da onda de calor extremo que assolou praticamente todo o país, a Prefeitura de Salvador, na Bahia, está estudando criar um plano de contingência para situações de altas temperaturas como as dos últimos dias. De acordo com membro do governo, o prefeito já deu início ao estudo de possíveis medidas.
Saiba mais detalhes.
Prefeito de Salvador planeja executar um plano para o calor extremo
Na última terça-feira (21), durante uma coletiva, Ana Paula Matos, secretária de Saúde e vice-prefeita da cidade, afirmou que o prefeito Bruno Reis (União Brasil) está preocupado com as altas temperaturas que estão sendo registradas em Salvador. Segundo ela, um plano de contingência já está sendo estudado pelo Executivo.
“O prefeito está absolutamente atento, já me pediu encaminhamento de como está a questão da aquisição de protetor solar, a questão de água, pediu um plano de contingência. Ele me pediu, inclusive, para verificar como é que outros estados, outras cidades estão fazendo para ver alguma sugestão”, disse.
No entanto, ela reforça que ainda não é o momento de colocar as medidas em prática. “Hoje a gente não está nesse ambiente que necessite, tem que ter muito cuidado com os recursos públicos. A gente já tem conversado sobre os grandes eventos como Réveillon e Carnaval e naquilo que for necessário”, ressaltou.
Assim, segundo a vice-prefeita, o Executivo de Salvador ainda está analisando o momento ideal para a implementação do plano. Ela explica que questões epidemiológicas estão sendo avaliadas, assim como um possível aumento nos atendimentos das unidades de saúde por problemas relacionados ao calor.
Ana Paulo lembra que Salvador ainda não chegou a um nível extremo de calor como outras partes do país, mas reforça que a entrega de protetor solar sempre foi uma tradição. Ela afirma que o plano pode envolver essa entrega nas regiões mais afetadas da capital.
Imagem: Reprodução/Freepik