Alerta de dívidas! Maior parte da população do Pará não conhece juros por atrasos; entenda
De acordo com uma pesquisa, mais da metade da população da região Norte afirma que não conhece taxas e juros por atrasos. Somente no estado do Pará, são mais de 2,5 milhões inadimplentes. Nesse sentido, dívidas com bancos e cartões são os mais comuns no estado.
Saiba mais detalhes a respeito dos dados da pesquisa.
Mais da metade da população paraense desconhece juros por atrasos
Segundo a pesquisa “Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro 2023”, taxas e juros decorrentes de dívidas atrasadas são desconhecidos por 59% dos moradores da região Norte. Além disso, o estudo mostra que dívidas por cartão de crédito são as mais comuns entre essas pessoas.
Ademais, o levantamento mostra que, no estado do Pará, são cerca de 2,5 milhões de inadimplentes, ou seja, 40,41% da população do estado. Já na capital Belém, foram contabilizados 677.383 mil pessoas que são endividadas. Além disso, entre os paraenses, as dívidas com bancos e cartões são o tipo mais comum.
De acordo com o advogado Sávio Barreto, especialista em Direito do Consumidor, “normalmente, as pessoas não têm certeza se estão lidando com juros simples ou compostos e muitas vezes não compreendem a taxa de juros embutida em contratos de financiamento bancário ou parcelamento”.
Por isso, segundo o especialista, “fica a dúvida se vale a pena pagar juros para ter o produto imediatamente, sem poder calcular ou compreender claramente os juros embutidos. Isso o torna mais suscetível a decisões influenciadas pela empresa que está oferecendo o produto ou serviço”.
O advogado também reforça que o Código de Defesa do Consumidor determina que todo fornecedor de produtos e serviços precisa obrigatoriamente deixar evidente todas as informações daquilo que está sendo ofertado. Entre elas, estão justamente as taxas e modalidades de juros, que deverão estar claras.
Imagem: Reprodução/CNN Brasil