Granjeiro: Conheça a cidade com a menor população do Ceará
De acordo com o Censo Demográfico do ano de 2022, o município de Granjeiro é o que conta com a menor população do estado do Ceará. Apesar disso, ficou constatada uma redução no número de habitantes. A cidade também é conhecida como sendo uma das menores do estado em relação à extensão territorial.
Saiba mais detalhes a respeito do pequeno município do estado do Ceará.
Granjeiro tem a menor população e uma das menores extensões territoriais do estado
Segundo o Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade de Granjeiro conta com a menor população do estado do Ceará, com 4.841 habitantes. Apesar disso, no ano de 2010, eram 5.025 moradores, o que representa uma redução de 3,66% em relação ao último levantamento.
Vale ressaltar que, de acordo com o Censo Demográfico de 2010, o posto de menor cidade do estado era de Guaramiranga, na época, com 4.164 habitantes. No entanto, uma revisão dos dados foi realizada e mostrou que, na verdade, eram 5.644. Assim, no ano de 2022, a cidade ganhou mais 10 habitantes e apareceu com 5.654. Apesar disso, o instituto ainda considera Granjeiro como a menor do estado.
Além disso, também é válido pontuar que Granjeiro se destaca ainda pelo fato de possuir uma das menores extensões territoriais entre todas as cidades do estado nordestino. O município possui somente 111 quilômetros quadrados, sendo, portanto, a 9ª menor cidade do Ceará em extensão territorial.
Granjeiro: a menor cidade do estado
O município cearense foi fundado no dia 10 de dezembro de 1957, quando deixou de ser um distrito da cidade de Caririaçu. Atualmente, a economia de Granjeiro é fortemente influenciada pela atuação do setor de serviços, apesar da participação expressiva do agronegócio e da indústria.
Atualmente, o prefeito da cidade é Francisco Clementino de Almeida (PSDB).
Imagem: Divulgação/Governo do Ceará