Mulheres no Ceará denunciam violência doméstica a cada 20 minutos; saiba como buscar ajuda
No estado do Ceará, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), uma mulher denuncia um caso de violência doméstica a cada 20 minutos. No entanto, ainda assim, muitas delas acabam não denunciando por diversos motivos. O estado oferece canais gerais ou especializados.
Saiba mais detalhes.
Ceará recebe denúncias de violência doméstica em diversos canais
Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), uma denúncia de violência contra a mulher é feita a cada 20 minutos no estado do Ceará. Além disso, a cada uma hora, apenas uma delas consegue de fato chegar até a fase de delatar o seu agressor para as autoridades competentes.
No entanto, muitas delas acabam sofrendo em silêncio pelos mais diversos motivos, o que o estado do Ceará vem tentando mudar. É nesse sentido que órgãos gerais e especializados estão sempre de prontidão para acolher as vítimas de violência doméstica da forma mais humanizada possível.
Vale ressaltar que, caso não exista uma Delegacia da Mulher em seu município, qualquer distrito policial deve acolher a vítima para a denúncia. Sendo assim, em caso de necessidade, é possível entrar em contato com a Polícia Militar pelo 190 e com a Central de Atendimento à Mulher, pelo Disque 180.
Além disso, na Grande Fortaleza, a Casa da Mulher Brasileira fica situada na Tabuleiro do Norte, sem número, no Bairro Couto Fernandes, e pode ser acessada pelo telefone (85) 3108-2999. Já a Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza está localizada na rua Teles de Sousa, sem número, no Couto Fernandes.
Por fim, também é válido destacar que, no estado, a mulher pode entrar com um pedido de medida protetiva contra seu agressor de forma totalmente online. Para isso, basta acessar o site do governo federal, com seu CPF e senha, e então preencher um formulário com informações a respeito da violência.
Imagem: Reprodução/Agência Brasil