Data Magna: Saiba a origem do feriado em Pernambuco
Nesta quarta-feira (6), foi celebrada a Data Magna de Pernambuco, que marca a independência do estado do domínio português. O feriado estadual existe desde 2017, quando foi publicada a lei em meio aos 200 anos da Revolução Pernambucana. A data segue essencial na construção da identidade dos moradores.
Saiba mais detalhes a respeito desse importante momento da história do estado e veja as suas contribuições para o país.
Data Magna celebra a independência de Pernambuco dos portugueses
A lei que determinou a criação do feriado da Data Magna foi promulgada em 2017, ano em que também foram comemorados os 200 anos da Revolução Pernambucana. Naquele momento da história, os ideais de liberdade e igualdade foram os responsáveis pela revolta dos pernambucanos contra os portugueses.
Por um período relativamente pequeno, a província se viu liberta do domínio dos europeus, mas a revolução foi logo contida. Nesse sentido, o mestre em História Política, Filipe Domingues aponta, para o fato de a Revolução Pernambucana ser esquecida como um importante movimento de independência.
“Infelizmente o que ficou para a História do Brasil foi a Inconfidência Mineira como grande exemplo de revolução. O que é uma coisa que nem aconteceu. Nem tomou as ruas. Enquanto Pernambuco se separou em 1817 e em 1824”, destaca o professor, que acredita que a revolta deveria ter mais destaque.
Além disso, um outro diferencial dessa revolução foi a criação de uma constituição para a província liberta do domínio português. Para a época, o texto foi considerado bastante moderno, com ideais que estão na nossa atual legislação. Desse modo, fica evidente a relevância do movimento para o país.
Nesta quarta-feira, a Revolução Pernambucana completa 207 anos, como um movimento de resistência de seu povo e que ainda continua como parte integrante da identidade cultural dos atuais moradores do estado.
Imagem: Reprodução/Folha de Pernambuco