Bahia não deve sofrer com onda de calor que irá atingir o Brasil; veja previsão para os próximos dias
A onda de calor prevista para atingir o Brasil essa semana não chegará com força na Bahia. Esta é a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que informa que o estado terá dias de sol e calor, mas não de calor excessivo. Embora as temperaturas estejam elevadas em muitas regiões, a situação não se configura como uma onda de calor. O fenômeno, esperado em outros estados brasileiros, se caracteriza quando as temperaturas ficam 3° a 5°C acima da média.
Temperaturas elevadas nas regiões Norte, Nordeste e Oeste da Bahia
De acordo com as previsões, as regiões mais quentes da Bahia durante essa semana serão as do Norte, Nordeste e Oeste do estado. As cidades de Cipó e Ibotirama poderão registrar temperaturas de até 37°C, com chances mínimas de chuva. No entanto, essas altas temperaturas são consideradas normais para o período entre o final do verão e o início do outono, quando a terra recebe mais radiação solar.
Ondas de calor permanecerão no Sul e Sudeste do Brasil
O fenômeno das ondas de calor, apesar de não influenciar a Bahia, será sentido em outros estados. O Inmet prevê que o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, o Triângulo Mineiro e partes do Rio de Janeiro e São Paulo terão temperaturas até 5°C acima da média. Ou seja, poderão registrar mais de 40°C durante a semana.
Previsão do tempo para Salvador
Já em Salvador, a previsão é de que possa chover na quarta e quinta-feira, especialmente durante a manhã. Apesar das chuvas, o sol também marcará presença e as temperaturas poderão alcançar a casa dos 30°C. Essa chuva deve chegar a todo o litoral da Bahia e ao recôncavo entre quarta e quinta. Entretanto, o Inmet informa que não serão chuvas volumosas e não há alerta de tempestade para a Bahia durante essa semana.
Para quem não aprecia dias de calor excessivo e prefere temperaturas mais amenas, a previsão é de que dias mais frescos possam aparecer após a chega do outono, no final de março.