Tinder para adolescentes: O que os pais precisam saber
ATUALIZAÇÃO: O Tinder não permite mais usuários menores de 18 anos no aplicativo.
Tinder é um aplicativo de namoro gratuito que você pode baixar para o seu telefone, desktop e tablet. O aplicativo tem duas comunidades separadas – uma para maiores de 18 anos e outra para adolescentes mais jovens entre 13 e 17 anos. Quando você configura um perfil, o Tinder pega automaticamente as informações com base no seu perfil do Facebook, incluindo fotos, data de nascimento e sexo. Após a configuração do seu perfil, o Tinder fornecerá uma lista de correspondências relevantes com base no seu perfil, interesses, amigos em comum no Facebook, local, sexo e faixa etária selecionada. Você pode deslizar para a direita para fazer a correspondência com outro usuário, tocar em sua imagem para ver mais ou deslizar para a esquerda para continuar procurando por possíveis correspondências.
Por que o Tinder é tão popular?
Atualmente, o aplicativo tem cerca de 10 milhões de usuários diários e está se tornando muito popular entre os adolescentes. O aplicativo de namoro, que é gratuito para download, é realmente fácil de usar e requer muito pouco esforço para configurar seu perfil. Os usuários simplesmente percorrem as imagens para visualizar possíveis correspondências e, com um clique, podem indicar anonimamente se estão interessados em outro usuário ou não.
Como funciona?
Para participar do Tinder, você deve ter uma conta no Facebook. O aplicativo usa informações públicas do seu perfil do Facebook para criar seu perfil do Tinder. Depois de configurados, os usuários podem optar por ampliar ou limitar os critérios para possíveis correspondências – você pode ajustar a localização (o Tinder usa a tecnologia de localização para encontrar outros usuários do Tinder perto de você), o sexo (masculino ou feminino) e a faixa etária. Os usuários podem navegar, curtir ou descartar possíveis correspondências. O Tinder notifica os usuários de correspondências quando ambos gostam do perfil um do outro. Em seguida, abre uma opção simples de mensagens que permite aos usuários conversar, enviar mensagens ou compartilhar fotos e vídeos com suas correspondências. Os usuários do Tinder não são notificados se outro usuário não estiver interessado.
O que os pais precisam saber?
Muitos adolescentes usam o Tinder por diversão e não têm a intenção de encontrar uma possível partida. No entanto, existem alguns riscos de usar o aplicativo que os pais devem estar cientes.
Existe uma restrição de idade para o Tinder?
Sim, como a maioria das outras redes e aplicativos sociais, os usuários devem ter pelo menos 13 anos de idade. O aplicativo usa suas informações do Facebook, incluindo data de nascimento para verificar sua idade.
Os adolescentes podem se conectar com usuários com mais de 18 anos?
Usuários com idade entre 13 e 17 anos podem ver apenas outros usuários do Tinder na mesma faixa etária . Usuários com mais de 18 anos podem ver apenas outros usuários com mais de 18 anos. Tinder identifica a idade com base na data de nascimento fornecida no Facebook. Os pais devem estar cientes, no entanto, de que existem perfis falsos no Facebook e é muito fácil para as pessoas fingirem ser outra pessoa. É possível que seu filho adolescente acabe combinando com uma pessoa que é muito mais velha do que diz que é!
É diferente do app 18+ do Tinder?
O Tinder para adolescentes funciona da mesma maneira que o aplicativo adulto, no entanto, separa as duas comunidades. Uma pessoa com 18 anos ou mais não pode ver perfis do Tinder de usuários com 17 anos ou menos. Da mesma forma, os adolescentes podem ver apenas perfis na faixa etária de 13 a 17 anos.
Privacidade
Depois de se inscrever no Tinder, qualquer usuário do Tinder (na sua comunidade, por exemplo, adolescente ou acima de 18 anos) que se enquadre nos critérios selecionados pode ver seu perfil. É uma boa ideia limitar a quantidade de informações que você compartilha no seu perfil ou em bate-papos individuais para garantir que você evite riscos potenciais. Ao contrário de alguns aplicativos do Facebook, você verá que ao se inscrever , o Tinder não publica no Facebook . Por padrão, o aplicativo está visível apenas para você no Facebook. Se não tiver certeza sobre as configurações do aplicativo, basta acessar as configurações do seu perfil no Facebook, clicar nas configurações do aplicativo e selecionar o aplicativo Tinder.
Dica útil: É uma boa ideia usar imagens de perfil diferentes para seu Tinder, Facebook e outras redes sociais. Isso ajuda a minimizar qualquer risco de estranhos encontrarem você online.
Partilha de localização
O Tinder usa a tecnologia GPS / localização para corresponder aos usuários que estão próximos um do outro. O uso da tecnologia de localização pode facilitar o trabalho de outros usuários exatamente onde você está localizado. Para garantir que seu filho esteja seguro, discuta os perigos de selecionar uma base de localização estreita no Tinder, ou seja, restringir a rede a alguns quilômetros. Lembre às crianças que não compartilhem imagens de si mesmas que divulguem informações sobre onde moram ou os lugares onde ficam.
Predadores online
Na maioria das redes sociais, há riscos de predadores online e o Tinder não é diferente. É uma boa idéia falar com seu filho sobre o risco de falar com pessoas que ele não conhece on-line e alertá-lo sobre o fato de conhecer alguém que conheceu on-line pessoalmente.
Cyberbullying
Como muitos outros aplicativos que permitem mensagens entre usuários, o cyberbullying pode ocorrer facilmente no Tinder. Converse com seus filhos sobre isso e verifique se eles sabem o que fazer se experimentarem algo com o qual não se sentem confortáveis.
Conteúdo inapropriado
A função de mensagens no aplicativo permite que os usuários conversem, enviem fotos ou vídeos após a correspondência. Usuários jovens devem estar cientes dos riscos do compartilhamento de imagens / vídeo online. É fácil ser embalado em uma falsa sensação de segurança quando as mensagens são privadas. Os jovens precisam se lembrar de que é muito fácil copiar fotos digitais, mesmo de conversas privadas em mensagens.
Usuários jovens também podem encontrar conteúdo que os perturba. Converse com seus filhos sobre esse risco para que eles saibam como lidar com a situação, caso ela ocorra. O Tinder introduziu recentemente o ‘Moments’ , uma função de mensagens fotográficas semelhante ao Snapchat e permite que os usuários correspondentes enviem fotos que desaparecem. Os usuários sempre devem ser responsáveis ao compartilhar suas fotos on-line: é fácil salvar fotos que desaparecem com as funções de captura de tela e outros métodos.
Como bloquear / denunciar alguém?
Você pode bloquear apenas alguém com quem você correspondeu. Para fazer isso, vá ao perfil dele / dela, clique no ícone no canto superior direito e selecione “Descompatível”. Você desaparecerá das partidas deles e eles não poderão mais enviar mensagens para você. Clique aqui para obter instruções passo a passo sobre como bloquear alguém no Tinder.
Como você denuncia alguém no Tinder?
Você pode denunciar qualquer usuário acessando o perfil, selecionando o menu e selecionando o relatório. O Tinder recomenda relatar usuários nas seguintes circunstâncias:
- Pedindo dinheiro ou doações
- Qualquer pessoa que pareça ter menos de 13 anos
- Usuários enviando mensagens de assédio ou ofensivas
- Usuários se comportando de maneira inadequada após a reunião pessoalmente
- Perfis fraudulentos
- Spam ou solicitação, como tentativas de venda de produtos ou serviços
Para obter mais informações sobre o uso seguro do Tinder, acesse: gotinder.com/safety