Você sabia? Cidade de Pernambuco já foi totalmente inundada pelo Rio São Francisco na década de 1980

Na década de 1980, a cidade de Petrolândia, no sertão Pernambucano, foi totalmente inundada pelo Rio São Francisco. As águas trouxeram força para o turismo, a agricultura e a piscicultura do município.

A cidade de Petrolândia possui uma igreja parcialmente submersa até os dias de hoje, uma atração que traz turistas todos os anos. Mas por que o município foi totalmente inundado?

Petrolândia debaixo d’água

A cidade de Petrolândia foi totalmente inundada pelo Rio São Francisco para a construção de uma usina hidrelétrica, a Luiz Gonzaga, na década de 1980.

Os moradores da região precisavam deixar suas residências e reconstruir suas vidas em outros locais. Os jovens não se importavam muito, pois acreditavam ser uma coisa boa, ao contrário dos idosos, que sofreram ao sair das terras que viveram a vida toda. Há relatos de mortes por infarto e até mesmo de loucura.

A cidade de Petrolândia foi redesenhada em outro local, próximo à região do velho município. Os próprios moradores participaram de um plebiscito, em 1985, para decidir onde iriam refazer sua história. O local escolhido foi às margens do Rio São Francisco, a 25 km da velha Petrolândia.

As construções da nova Petrolândia iniciaram em 1986, e, em 1988, a cidade foi entregue aos moradores.

A velha Petrolândia hoje é conhecida como a Atlântida Brasileira, faz referência à história de Platão, que retrata uma civilização que desapareceu após um desastre natural.

As ruínas da antiga cidade de Petrolândia ficam embaixo d’água, as construções mais altas, como a igreja do Sagrado Coração de Jesus, podem ser vistas, pois estão parcialmente submersas.

O governo sacrificou a cidade de Petrolândia para construção de uma hidrelétrica

Assim que a usina hidrelétrica começasse a operar, iria distribuir energia elétrica para as regiões banhadas pelo Rio São Francisco, na Bahia e em Alagoas. No entanto, para que isso fosse possível, a cidade de Petrolândia seria totalmente inundada.

A construção da usina hidrelétrica, chamada de Luiz Gonzaga, durou 10 anos, e a formação do lago inundou as comunidades habitadas por pelo menos 10,5 mil famílias.

Imagem: Bruno Capelli / Wikipedia