NASA surpreende com o novo design do traje espacial para o retorno à Lua

A NASA inovou com o novo design do traje espacial para os humanos que retornarão à Lua em 2025, na missão Artemis III. A roupa espacial foi criada pela empresa Axiom Space, e o objetivo foi aperfeiçoar os movimentos dos humanos no espaço.

O novo design do traje espacial foi apresentado pela Nasa no dia 15 de março. Depois das missões I e II, os preparativos da Artemis III já estão em ação. Confira!

Novo design do traje espacial para a missão Artemis III

A última vez em que um humano pisou na Lua foi em 07 de dezembro de 1972, quando três astronautas foram lançados no foguete Saturno V. Após 50 anos, em 11 de dezembro de 2022, foi inaugurada a missão da NASA, Artemis I, para exploração lunar.

No ano passado, em 2022, a NASA liberou um investimento de US$ 228,5 milhões sob um contrato de US$ 1,26 bilhão para a construção dos trajes espaciais.

E, no dia 15 de março de 2023, foi apresentado o protótipo do novo design do traje espacial para a próxima missão do humano à Lua. A roupa espacial recebeu o nome de Axiom Extravehicular Mobility Unit (AxEMU) e foi desenvolvida com base no XEMU, um traje desenvolvido em 2019.

protótipo do novo design do traje espacial
Imagem: Reprodução / NASA

Além disso, enquanto estiverem na Lua, os astronautas irão usar uma camada branca externa para proteção ao calor. O design do novo traje espacial recebeu as cores azul, preto e laranja. 

Objetivos do novo design do traje espacial para 2025

Os objetivos da produção do novo design do traje espacial é oferecer o máximo de mobilidade aos astronautas e as melhores tecnologias para seus trabalhos, além de proteção para climas extremos, como o frio presente no polo sul da Lua.

O design do novo capacete do traje espacial também traz tecnologias inovadoras para permitir melhor visão e uma câmera de vídeo em HD, para que sejam feitos vídeos na perspectiva do astronauta.

Gostou do conteúdo? Acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades.

Imagem: Reprodução / NASA