Milhã já tem 37 açudes rompidos devido às fortes chuvas no Ceará
A cidade de Milhã, no Ceará, registrou 37 açudes rompidos devido às fortes chuvas que vêm caindo na região. O município fica no interior do estado e possui 13 mil habitantes, pelo menos 2 mil pessoas estão desabrigadas.
A prefeitura de Milhã solicitou aos moradores próximos de açudes que saiam de suas residências, pois há riscos de novos rompimentos.
Estado de calamidade pública em Milhã
No domingo e segunda-feira, dias 26 e 27 de abril, a cidade de Milhã registrou um acumulado de chuvas de 190 mm, o bastante para causar vários estragos na região.
Pelo menos 2 mil pessoas precisaram deixar suas residências por conta das fortes chuvas. A cidade decretou situação de emergência e estado de calamidade pública.
A prefeitura de Milhã comunicou que 37 açudes foram rompidos e há riscos de novos rompimentos. Segundo o prefeito, a cidade recebeu veterinários de Minas Gerais para auxiliar no tratamento de animais atingidos pelas enchentes.
Na terça-feira, dia 28, a prefeitura de Milhã encaminhou maquinários para outros 9 açudes que estavam com ameaça de rompimento. Os profissionais aumentaram a vazão do sangradouro para prevenção.
Além disso, o governo estadual está enviando alimentos, colchões, kit de higiene e roupas para apoiar as famílias atingidas pela forte chuva.
Fortes chuvas no Ceará
Não foi somente a cidade de Milhã afetada pelas fortes chuvas no Ceará, outros munícipios cearenses vêm sofrendo com enchentes, deslizamentos de terra e alagamentos.
O mês de março registrou o maior acumulado de chuvas desde 2008, e o início do mês de abril segue com previsão de chuvas em todas as regiões do estado.
O Ceará tem 15 cidades em estado de emergência e soma quase 3 mil pessoas desabrigadas, além disso, as fortes chuvas já deixaram 25 feridos e 4 mortos.
A Secretaria de Proteção Social (SPS) tem orientado as prefeituras do estado quanto aos protocolos de atendimento em situações de alagamento.
Imagem: Reprodução / Prefeitura de Milhã