Cidade no Maranhão corre risco de ser “engolida” por crateras

Um fenômeno geológico chamado voçoroca está causando crateras em Buriticupu, cidade no Maranhão que corre o risco de ser “engolida”. No mês de janeiro, até as chuvas abriram rasgos no solo, tão profundos que alcançam o lençol freático.

Fazem quatro décadas que as crateras aumentam, em média, 5 metros todos os anos. Por conta dessa situação, o Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional anunciou que a situação é de calamidade pública na cidade no Maranhão. Entenda mais a seguir!

Cidade no Maranhão com fenômeno geológico que abre crateras na terra

A cidade no Maranhão, chamada Buriticupu, sofre há 40 anos com o fenômeno geológico voçoroca. O município possui pelo menos 26 crateras que chegam até 700 metros de profundidade.

Segundo o Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional, pelo menos 50 residências já foram “engolidas” pelas crateras, e mais de 180 famílias correm o risco de perderem suas casas. Além disso, 5 pessoas já morreram durante o deslizamento de terra.

No último dia 21 de março, foi determinado que o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil realizassem uma vistoria nas áreas de risco da cidade.

O profissional de vídeos e fotografias, Marinho Drones, gravou a cidade no Maranhão que sofre com a voçoroca.

Entenda sobre o fenômeno geológico voçoroca

A voçoroca não atinge apenas Buriticupu, cidade no Maranhão, mas o município de São Luís também sofre com as enormes crateras causadas pelo fenômeno geológico.

Apesar dos últimos registros, a voçoroca existe na região desde os anos 80, as primeiras crateras se abriram a partir da formação da cidade de Buriticupu, em que se construíam casas em áreas de alto declínio, causando desmatamento da vegetação nativa.

Por isso, para evitar o surgimento de novas crateras causadas pela voçoroca, deve-se proteger o solo com cobertura vegetal nas áreas próximas a estes “rasgos” na terra. Especialmente os locais com alto declínio e próximo a rios.

Imagem: Reprodução / Instagram @marinhodrones