Bahia regista mais de 2 mil acidentes de trabalho no início de 2023

Conforme o art. 19 da Lei nº 8.213/91 os acidentes de trabalho são aqueles que ocorrem pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, que provocam lesão corporal ou perturbação funcional que causa a morte, a perda ou a redução permanente ou temporária da capacidade de trabalho.

O estado da Bahia registrou mais de 2 mil acidentes de trabalho no primeiro trimestre de 2023. Além disso, segundo dados da Superintendência Regional do Trabalho (SRT) do Ministério Público do Trabalho (MPT), entre janeiro e março houveram 24 mortes.

Bahia com alto índice de acidentes de trabalho

A Bahia registrou, até março de 2023, 2.409 acidentes de trabalho com 24 mortes. Além disso, o Ministério Público do Trabalho (MPT) divulgou que o estado teve pelo menos 25 amputações, 484 cortes e lacerações e 382 casos de afastamentos causados pelos incidentes.

Em 2022, o estado registrou 17.264 acidentes de trabalho com 112 mortes. Entretanto, de acordo com o procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia, Ilan Fonseca, muitas empresas ocultam dados por medo de punições e custos de responsabilidades com os trabalhadores acidentados, o que pode ocasionar números inexatos.

Os funcionários que sofrem acidentes de trabalho têm direito a estabilidade de até um ano, e a empresa pode sofrer punições e fiscalizações. A multa vai depender do porte da empresa e pode variar de R$ 50 mil a R$ 1 milhão.

De acordo com a Superintendência Regional do Trabalho (SRT), os setores que apresentam maior índice de acidentes de trabalho na Bahia são as áreas de obras, transporte e mineração.

Abril Verde: prevenção dos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais

O mês do Abril Verde é dedicado à conscientização de empresas e trabalhadores sobre a importância de promover a educação para prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

A campanha do Abril Verde é realizada anualmente em todos os estados do Brasil. O objetivo do projeto é chamar a atenção da sociedade sobre a importância de buscar a melhoria dos ambientes ocupacionais e dos processos de trabalho.

Imagem: Freepik / freepik.com