Alerta importante para a população do Pará

De acordo com o Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população acima dos 60 anos está crescendo no Pará. Hoje, os idosos já são mais de 10% do total. Nesse sentido, o cenário identificado evidencia a necessidade de buscar por cuidados do corpo e da mente.

Saiba mais detalhes.

População paraense está envelhecendo e precisa se cuidar

Conforme mostrou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de moradores idosos no estado do Pará cresceu nos últimos anos. Por isso, é necessário tomar certos cuidados com a saúde, tanto do corpo quanto da mente. A médica geriatra, Niele Silva, reforça a importância da qualidade de vida.

“Ter boas noites de sono não significa, necessariamente, dormir muito. Mas sim, dormir de sete a oito horas, por noite, com sono reparador. Outra coisa a se fazer é tentar gerenciar o estresse. Não temos como acabar com ele, mas podemos mudar a forma que reagimos”, ressalta a médica geriátrica.

Nesse sentido, ela reforça a necessidade de procurar um propósito para a vida, algo que dará um sentido a ela e fará a jornada valer a pena. Além disso, a médica também recomenda à população paraense evitar o fumo e o consumo excessivo de álcool e ainda praticar atividades físicas benéficas para envelhecer bem.

“O ideal é fazer exercícios aeróbicos e exercícios resistidos (exercícios de força). É importante escolher um exercício que sinta prazer em fazer, assim é possível manter o hábito regular e não fazer por pouco tempo. Existem várias opções. Por exemplo, natação, tênis, dança, caminhada, vôlei, ginástica”, completa.

Por fim, em relação à alimentação, a médica explica que tudo o que é ingerido pela população acaba interferindo na sua qualidade de vida. Sendo assim, carnes processadas, como presunto, mortadela e bacon, são prejudiciais à saúde, além de serem potencializadores de diferentes tipos de câncer.

Para mais notícias e artigos interessantes, acesse nosso portal!

Imagem: Reprodução/Freepik