Pará é o estado que mais possui alunos por professor em salas de aula
Recentemente, foi divulgada a pesquisa realizada pela Fundação Carlos Chagas, para extrair dados do Debate Democrático na Educação e o Itaú Social. Seu título é “Volume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental: estudos de casos em redes estaduais e municipais brasileiras”.
A pesquisa revelou que o Pará é o estado do Brasil que mais possui alunos por professor em salas de aula. Essa observação mostra o quanto a rede estadual está sobrecarregada.
Essa sobrecarga impacta, obviamente, na saúde dos professores, na qualidade de ensino e na aprendizagem dos alunos.
Pará é o estado com mais alunos por professor em salas de aula
O estudo “Volume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental: estudos de casos em redes estaduais e municipais brasileiras” mostra que existem redes municipais de ensino com a média de mais de 500 alunos por professor a cada ano letivo.
A pesquisa foi realizada com base nos dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2020, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Foram analisadas 10 redes estudais e municipais do Brasil.
Ou seja, somando todos os alunos de todas as turmas que o professor leciona por ano, os números passam de 500 em alguns casos.
No Brasil, atualmente, não existe uma legislação que trate exclusivamente sobre o número máximo de alunos por professor em salas de aula. Existe apenas uma recomendação do Conselho Nacional de Educação, segundo o qual esse número não deve passar de 300.
Entre as principais recomendações da pesquisa está aquela em que se estabelece que cada professor deve atuar em salas de, no máximo, 30 alunos, chegando ao número de, em média, 210 estudantes a cada ano letivo.
A pesquisa revelou que o Pará é o estado com mais alunos por professor do Brasil: são em média 439 por ano letivo.
Imagem: Reprodução/Freepik