Alvo de críticas, estádio do Ceará vai passar período sem jogos para ser preservado

O confronto entre Ceará e Ponte Preta, que terminou em empate de 1 a 1 durante a Série B do Campeonato Brasileiro, assinalou o derradeiro embate na Arena Castelão nos próximos 11 dias. O campo do estádio será poupado e receberá intervenções com o objetivo de aprimoramento, de acordo com o anúncio feito pelo governador do estado, Elmano de Freitas (PT), na segunda-feira passada, 14.

A expectativa é de que o estádio do Ceará retome a ativação somente no jogo de retorno das oitavas de final da Copa Sul-Americana. O embate, agendado para o dia 31 de agosto, será protagonizado entre Fortaleza e América-MG. Esse ajuste foi acertado em colaboração com as direções tanto do Alvinegro do Porangabuçu quanto do Tricolor do Pici.

Condição atual da Arena Castelão

A qualidade do campo tem sido alvo contínuo de críticas desde o momento de sua inauguração em março deste ano. Tanto jogadores quanto membros das comissões técnicas e dirigentes de Fortaleza e Ceará têm expressado abertamente suas discordâncias em relação ao estado do gramado.

Além disso, as equipes adversárias que enfrentaram o Leão e o Vovô ao longo da temporada também não hesitaram em manifestar suas insatisfações. Para salvaguardar a integridade do campo do Castelão, tanto Fortaleza quanto Ceará optaram por disputar seus próximos dois jogos como mandantes, válidos pelas Séries A e B, no estádio Presidente Vargas.

Vistoria feita no estádio do Ceará

Na sexta-feira passada, 18, a Conmebol conduziu uma inspeção na Arena, com o propósito específico de avaliar a condição do gramado. A entidade não se encontrava satisfeita com o estado do campo e havia a possibilidade de transferência do confronto do Tricolor para a Sul-Americana para outro local.

A análise, com duração aproximada de 2 horas, foi liderada por uma agrônoma da Conmebol. Durante a vistoria, foram compartilhadas diretrizes relacionadas à manutenção da grama do Castelão, abrangendo tópicos como o corte da grama e as datas ideais para efetuar a tarefa.

A comitiva, entretanto, considera que a interrupção das partidas pode representar um fator significativo para a recuperação do gramado. Independentemente disso, a confirmação quanto à utilização do Castelão deve ser oficializada somente ao longo da próxima semana.

Imagem: Reprodução/UOL