Como funcionam os aplicativos de delivery? Entenda
No penúltimo domingo, dia 26 de abril, o programa da TV Globo, Fantástico, estreou uma série que fala sobre como são feitas as ferramentas tecnológicas criadas para facilitar o nosso dia a dia.
É tão comum que a tecnologia esteja inserida em nossa rotina, que muitas vezes nem paramos para pensar em como tudo isso trabalha.
Por exemplo, você já parou para pensar em como funcionam os aplicativos de delivery? Esse é o tema do segundo episódio da série da BBC exibida no Fantástico, e que também abordaremos aqui. Entenda tudo!
O que há por trás dos aplicativos de delivery?
Bom, antes de mais nada, para os aplicativos de delivery funcionarem, é necessário 4 elementos básicos:
- O celular do cliente;
- GPS;
- Bolsa térmica;
- O celular do entregador.
A alta tecnologia dos aplicativos de delivery tornam o processo rápido e fácil. Além disso, desde sua implementação, abriu oportunidades para cozinhas produzirem pratos em grande escala, sem precisar se preocupar com as mesas, afinal, muitas delas fazem unicamente entregas de comida.
Por trás dos aplicativos de delivery estão os algoritmos, eles são os responsáveis por personalizar a experiência de acordo com os pedidos de cada usuário. Além disso, é o próprio app que estipula o tempo de entrega do restaurante.
Ele calcula uma média de tempo das entregas. Se o restaurante ultrapassa esse tempo previsto, ele vai perdendo o destaque dentro do próprio aplicativo. Então, grande parte das cozinhas busca entregar dentro do prazo estabelecido pelo app.
Após o pedido ser feito, o GPS busca por um entregador próximo, capaz de realizar a entrega dentro do tempo estabelecido. São 4 satélites que detectam a localização do celular dos motoboys num raio próximo aos restaurantes.
Após o cliente escolher o que vai comer e o aplicativo de delivery localizar o entregador, o celular do motoboy busca por rotas sem congestionamento e que garantam que ele chegará no tempo previsto.
Por fim, a bolsa térmica do entregador de aplicativos de delivery possui uma camada de espuma que funciona como um isolante térmico. Sua parte prateada reflete o calor, e assim, a temperatura que sai do alimento volta para ele, mantendo-o aquecido.
Além disso, a bolsa é impermeável, então, se chover, o produto não irá molhar. A bolsa também possui capacidade de respiro para que o alimento não fique úmido devido ao calor.
Gostou do conteúdo? Acompanhe nosso site para ficar por dentro das novidades.
Imagem: Stockking / Freepik.com