Aumento alarmante! Mortes por picadas de escorpião disparam na Bahia
De acordo com a Secretaria de Saúde do estado da Bahia, entre os meses de janeiro e setembro deste ano, foram registrados mais de 14 mil acidentes com escorpião em todo o território. Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve um crescimento significativo também no número de óbitos. Saiba mais detalhes.
2023 está registrando mais acidentes e mortes por causa de picadas de escorpião
Segundo a Secretaria de Saúde do estado da Bahia, entre janeiro e setembro deste ano, foram 14.359 acidentes com escorpiões registrados no território. O número está gerando preocupação das autoridades, uma vez que, no mesmo período do ano passado, o estado havia identificado 14.046 casos.
Além disso, de acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação, até o dia 25 de setembro, a Bahia havia registrado 19 óbitos por causa de picada de escorpião. Por outro lado, no mesmo período do ano passado, foram 12 mortes, ou seja, 58% a menos do que no ano atual.
“Apesar destes números de óbitos notificados, temos verificado ao longo dos últimos anos que apenas cerca de 10% das notificações têm confirmada a ocorrência de óbito, o restante consistindo em erro de notificação”, explicou Jucelino Nery, diretor do Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Bahia.
Nesse sentido, é válido pontuar que períodos chuvosos e calor em excesso são características ideais para a proliferação do escorpião. Sendo assim, para evitar o animal, é recomendável manter sua residência sempre limpa, sem acúmulo de madeira e outros materiais, além de colocar proteção em portas e janelas.
Lembre-se que, com a última onda de calor registrada em boa parte do país, há uma expectativa para um aumento do número de ocorrências, o que exige ainda mais cuidados. Portanto, caso encontre um animal, a recomendação é que procure um Centro de Controle de Zoonose mais próximo de você.
Imagem: Reprodução/g1