Ceará possui mais de 31 mil contribuintes na malha fina do Imposto de Renda de 2023

De acordo com a Receita Federal, há mais de 31 mil contribuintes do Ceará na chamada “malha fina” por causa de pendências na declaração do Imposto de Renda (IPRF) de 2023. Nesse sentido, o número corresponde a 3,3% do total de declarações que foram recebidas pelo órgão no estado nordestino.

Saiba mais detalhes a respeito dos dados da Receita.

Contribuintes na malha fina receberão uma carta alertando para essa situação

Segundo a Receita Federal, 31.181 declarações recebidas no estado do Ceará estão na malha fina por causa de pendências encontradas no envio. A maior parte delas, 20.946 declarações ou 67% do total, são de Imposto a Restituir (IAR), enquanto que outras 9.589 declarações (31%) são de Imposto a Pagar (IAP).

Além disso, 646 declarações são aquelas cujo resultado apurado pelo contribuinte é zero, isto é, não há nenhum valor para pagar ou restituir. Já entre os principais motivos da malha fina, estão deduções, omissão de rendimentos, divergência entre os valores informados e os declarados, entre outros.

Vale ressaltar que, entre março e 17 de setembro, a Receita Federal recebeu 938.387 declarações de contribuintes cearenses. Já na última sexta-feira (29), o órgão deu início ao pagamento do quinto lote de restituição para mais de 25 mil contribuintes beneficiados.

Como saber se você está na malha fina?

Nesse sentido, vale pontuar que a Receita Federal enviará uma carta aos contribuintes nessa situação até o dia 16 de outubro. Ademais, é possível saber se sua declaração está na malha fina por meio do e-CAC. No site, acesse “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”, “Processamento” e “Pendências de Malha”.

Lembrando que, se sua declaração foi rejeitada por causa de algum erro no preenchimento ou falta de um dado específico, é possível realizar uma retificação. No entanto, isso só é possível caso ainda não tenha sido intimado pelo órgão federal.

Para mais notícias e artigos interessantes, acesse nosso portal!

Imagem: Reprodução/g1