Pernambuco registra segundo maior aumento de desemprego do Brasil

De acordo com dados divulgados da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílio (PNAD Contínua) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última quinta-feira, dia 18 de maio, Pernambuco registrou o segundo maior aumento de desemprego do Brasil.

O estado ficou abaixo apenas da Bahia, que tem o maior índice de desempregados do país. Segundo economistas, o resultado já era esperado para este período do ano. Entenda!

Aumento de desemprego em Pernambuco

Conforme o levantamento da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílio (PNAD Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Pernambuco registrou o segundo maior aumento de desemprego do Brasil no primeiro trimestre de 2023.

A taxa de desocupados no estado ficou em 14,1%, o que o deixou atrás apenas da Bahia, com 14,4%. O índice médio de desemprego no Brasil é de 8,8% no primeiro trimestre de 2023.

Em relação ao mesmo período do ano passado, Pernambuco registrou uma queda de 2,9 pontos percentuais. Já em relação ao último trimestre de 2022, o índice de desemprego teve uma alta de 1,9 pontos percentuais.

No total, Pernambuco tem aproximadamente 601 mil pessoas desempregadas, representando uma queda de 123 mil em relação ao primeiro trimestre de 2022.

Já em relação às pessoas empregadas em Pernambuco, o estado estima que seja 3,6 milhões, um aumento de 137 mil, se comparado ao mesmo período do ano passado, representando um aumento de 3,9%.

A pesquisa do IBGE também revelou que o rendimento médio mensal dos trabalhadores de Pernambuco teve uma alta de 12,3% entre janeiro e março deste ano, em comparação ao mesmo período de 2022.

De acordo com economistas, o aumento de desemprego nos primeiros três meses do ano acontece por conta da sazonalidade de janeiro. Afinal, no fim do ano, mais pessoas são empregadas em trabalhos temporários que se encerram no início do ano seguinte. 

Imagem: Reprodução/Agência Brasil