Bahia é o segundo estado mais rápido do Brasil para abrir uma empresa; saiba mais
Segundo um levantamento, o tempo médio para a conclusão do processo de abertura de uma empresa é o segundo mais rápido do país no estado da Bahia. De acordo com a Junta Comercial do estado da Bahia, o órgão é responsável por uma parte muito pequena de todo o processo, que dura em média 9 horas.
Saiba mais detalhes.
Na Bahia, o tempo para abrir uma empresa é o 2º menor do país
De acordo com um levantamento, no estado da Bahia, o tempo médio para a conclusão do processo de abertura de uma empresa é o segundo mais rápido do país. Atrás apenas de Sergipe, o mais rápido do Brasil, o tempo médio para abrir uma empresa, com toda a sua burocracia, no território baiano é de 9 horas.
Nesse sentido, segundo a Junta Comercial do estado da Bahia, que é responsável pela abertura, alteração e fechamento de empresas, do tempo total do processo, o órgão leva cerca de 30 minutos para finalizar a sua parte. Isso porque a etapa mais complexa e de análise mais detalhada fica com cada um dos municípios.
Nesse sentido, Marise Chastinet, que ocupa o cargo de presidente da Junta Comercial do estado, explica que “quando é uma atividade de baixo risco, vai direto. Quando não é, o município faz a investigação para liberar, para ver se aquele negócio pode ser aberto, se é viável aquela atividade econômica naquele lugar”.
Após a finalização da análise, ocorre a geração do Documento Básico de Entrada, que é então enviada para a Junta Comercial.
“Se o empresário preencher tudo corretamente, vai para o julgamento. Nós temos julgadores que vão analisar o processo, se está tudo de acordo com a legislação, se está preenchida toda a documentação que a legislação exige. Isso é rápido, meia hora”, completa.
Imagem: Reprodução/Freepik