Bahia irá ganhar nova fábrica de carros chinesa

A BYD, montadora chinesa de automóveis, abrirá uma fábrica da Bahia. O anúncio foi feito pelo governador do estado, Jerônimo Rodrigues, na última quarta-feira (28).

A empresa confirmou o interesse ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma reunião no Palácio do Planalto.

Saiba mais informações a seguir.

Fábrica de automóveis chinesa na Bahia

A BYD montará sua nova fábrica na cidade de Camaçari, aproveitando o local que antes pertencia à Ford. A empresa norte-americana deixou de produzir seus carros no município em 2021, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A empresa chinesa agora tenta assumir a concessão do porto regional, localizado na Baía de Aratu, juntamente com o governo estadual atual.

Durante o anúncio, o governador ressaltou a importância do acordo entre a Bahia e a montadora chinesa.

“Nós da Bahia reafirmamos essa parceria com a BYD. As condições de incentivo colocadas pela BYD na Bahia estão sendo atendidas, inclusive com investimento na infraestrutura, no caso do porto que era da Ford”, destacou Rodrigues.

Estímulos de financiamento

A linha de financiamento à empresa chinesa pode vir do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), conforme o que foi anunciado por Jerônimo Rodrigues. Outra alternativa pode vir dos incentivos tributários como o PIS/Cofins e o IPI. Não foram informados detalhes sobre isso.

Esse anúncio é feito em meio ao programa de estímulos do governo federal para a compra de veículos. Essas medidas são as demandas da BYD para montar sua fábrica na Bahia. O governador ainda adiantou que esses assuntos serão tratados pelo Planalto em conjunto com o Ministério da Fazenda.

Assim, a empresa chinesa aguarda por essa sinalização para fazer o anúncio do cronograma de instalação da fábrica em território baiano.

Para saber as últimas notícias do que acontece no seu estado, acesse o portal digiwn.com e não perca nada!

Imagem: Divulgação/BYD