Bahia tem mais de 1,2 milhão de raios em 7 dias; saiba como se proteger
De acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o estado da Bahia registrou 1.273.467 raios em um período de apenas 7 dias. Um idoso, que mora no extremo sul, foi atingido por um deles. A previsão é que o número de raios neste ano supere o de 2022. Saiba mais detalhes.
Bahia registra número expressivo de raios no início de novembro
Entre os dias 1º e 7 de novembro, segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram registrados 1.273.467 raios no estado da Bahia. Já de janeiro a novembro deste ano, foram 7.120.830 raios, 91,5% do total que foi registrado em todo o ano passado.
No último sábado (4), um idoso de 64 anos foi atingido por um raio na varanda de sua residência, no município de Teixeira de Freitas, extremo sul da Bahia. Por causa da gravidade das suas queimaduras, tanto de 1º quanto de 2º graus, foi internado no Hospital Geral do Estado e segue em recuperação.
Vale ressaltar que, mesmo que no verão sejam esperados um volume maior de raios, neste ano, a expectativa é que o número de registros supere o do ano passado. No entanto, até o momento, o grupo do Inpe ainda não identificou nenhuma morte por raio, seja no estado da Bahia ou mesmo no Brasil.
Como se proteger dos raios?
De acordo com o Inpe, durante uma tempestade, a recomendação é não sair de casa, mas evite se proteger em estruturas pouco seguras contra raios, como celeiros, tendas ou barracos. Dentro de casa, evite ficar próximo de tomadas, janelas e portas metálicas, além de não tocar em equipamentos elétricos.
Caso sinta seus pelos arrepiados ou sua pele coçar, indicando a chegada de um raio, ajoelhe-se, curve-se para a frente, coloque suas mãos nos joelhos e sua cabeça entre eles.
Imagem: Reprodução/Freepik