Primeira médica negra do Brasil é da Bahia; saiba quem foi e como ela marcou a história

No ano de 1909, uma mulher nascida no estado da Bahia se formava na Faculdade de Medicina e se tornava a primeira médica negra do Brasil. Além disso, também foi a primeira professora negra a lecionar na universidade em que estudou. Conheça mais sobre Maria Odília Teixeira, que fez história no país. Saiba mais detalhes.

Vem da Bahia a primeira médica negra formada no Brasil

Maria Odília Teixeira nasceu no ano de 1884, em Salvador, capital do estado da Bahia. Ela era filha de José Teixeira, um médico branco. Sua mãe era negra e Maria era bisneta de uma escravizada liberta que vivia no município de São Félix. Porém, foi no ano de 1909 que a baiana acabou entrando para a história.

Isso, porque, no dia 15 de novembro daquele ano, Maria Odília se tornou a primeira mulher negra a se formar em um curso de medicina. O feito aconteceu na Faculdade de Medicina da Bahia, onde apenas seis mulheres brancas haviam se formado. Para concluir o curso, precisou de esforço e ajuda da família.

Nesse sentido, é válido destacar que, mesmo sendo médico, o seu pai era de origem pobre e, por isso, Maria Odília precisou contar com o auxílio de seu irmão, Tertuliano, para concluir o curso. Também é válido dizer que o caminho da medicina também foi seguido por dois netos e duas bisnetas da médica.

Além desse feito, a médica foi ainda a primeira professora negra a lecionar na faculdade onde se formou. Maria Odília começou a ministrar aulas cinco anos depois de formada, na disciplina de Clínica Obstétrica. No entanto, para dedicar-se totalmente a sua família, a médica baiana decidiu abandonar a sua profissão. Maria Odília Teixeira faleceu em 1970, aos 86 anos, depois de deixar a sua marca na história do país.

Imagem: Reprodução/Freepik