Alunos de universidades de Pernambuco ficam sem baile de formatura após empresa responsável decretar falência

Após a empresa de formaturas NovaEra decretar falência, os alunos de universidades de Pernambuco ficaram sem baile de formatura, além de prejuízos financeiros e morais.

A empresa foi contratada para organizar o baile de formatura de estudantes de várias universidades do estado de Pernambuco.

Prejuízos no baile de formatura

Segundo as Universidades Uni São Miguel, Centro Universitário Brasileiro (Unibra) e Centro Universitário Uni FBV – Wyden, o prejuízo financeiro é de pelo menos R$ 1,1 milhão após alunos ficarem sem baile de formatura.

Os alunos das universidades estão reunindo queixas para tomar providências jurídicas após o golpe da empresa NovaEra. Os estudantes vinham fechando contrato com a empresa desde 2019 para realizarem o baile de formatura em abril de 2023.

Entretanto, no último dia 17 de março, a empresa informou que passou por um pequeno problema, mas que na segunda-feira, dia 20, realizaria os pagamentos. Contudo, os estudantes não acreditaram, afinal, a dívida da empresa ultrapassa R$ 1 milhão.

A advogada contratada pelos alunos soube do valor da dívida da empresa NovaEra após analisar o documento de falência da empresa.

A empresa NovaEra será processada por estelionato, uma vez que os estudantes estavam pagando por um baile de formatura inexistente. A empresa não fez nenhum tipo de investimento na formatura desses alunos, e inclusive utilizou os valores pagos por eles em outras festas.

Posicionamento da NovaEra

A empresa NovaEra declarou nas redes sociais que o negócio sofreu um colapso, que atingiu seu faturamento e fluxo de caixa. Sendo assim, estava impossibilitada de pagar fornecedores, clientes, bancos e tributos.

Os alunos foram surpreendidos pela declaração nas redes sociais de que o encerramento das atividades estava sendo tomado por falência.

O advogado da empresa, Rafael Nunes, informa que não se trata de um crime contra os alunos, pois a empresa já enfrentava problemas financeiros, porém se entregou às dificuldades apenas na última semana.

Imagem: Reprodução / Instagram @novaeraeventosoficial