Boato sobre uso de máscaras na Bahia é falso: veja o que diz o Governo
Desde a última semana, estão sendo veiculados boatos de que o Governo da Bahia teria determinado o retorno do uso de máscaras por causa de um suposto aumento no número de casos de covid-19 no estado. No entanto, o governo estadual já emitiu um comunicado onde desmente essa informação falsa.
Saiba mais detalhes a respeito do caso e veja em quais situações a máscara é recomendada e obrigatória no estado.
É falso boato sobre um suposto retorno do uso de máscara na Bahia
O Governo da Bahia emitiu um comunicado desmentindo um boato que já circula desde a semana passada. Esse boato afirma que o governo estadual teria determinado que a população baiana retomasse o uso de máscaras por causa de um suposto aumento no número de casos de covid-19.
Porém, o último decreto estadual a respeito do uso de máscaras foi publicado no dia 29 de março e segue valendo até o momento. Nele, é recomendado o uso em hospitais e unidades de saúde, como clínicas e Unidades de Pronto Atendimentos.
Quando deve-se usar a máscara?
A máscara é obrigatória nos seguintes casos:
- Para aqueles que estejam apresentando sintomas gripais como tosse, espirro, dor de garganta ou outros;
- Para aqueles que tenham tido contato com pessoas sintomáticas;
- Para aqueles com confirmação de covid-19, mesmo que assintomáticos.
Importância da vacina
Além disso, o governo estadual reforça que, nesse momento de crescimento de casos, ainda que controlado, o mais importante é aumentar a cobertura vacinal. Isso porque, atualmente, apenas 13% da população baiana está imunizada com a dose da vacina bivalente, cujo público-alvo é acima dos 12 anos.
Lembrando que, na Bahia, foi registrado um aumento de 131% nos casos da doença, entre os dias 24 e 28 de outubro. Portanto, o cenário atual apenas reforça a necessidade dos baianos se vacinarem contra a covid-19.
Imagem: Reprodução/GOVBA