Cametá: Conheça a cidade do Pará conhecida por sua sirene
O município de Cametá, que fica situado a 150 km de Belém do Pará, possui o toque de uma sirene seis vezes por dia como uma de suas peculiaridades. A tradição já perdura por 50 anos e faz parte da vida de seus moradores. Com o tempo, o seu toque também foi associado a questões do cotidiano da cidade.
Saiba mais detalhes.
Toque de sirene é tradição antiga da cidade de Cametá, no estado do Pará
A famosa sirene do município paraense foi doada à Secretaria de Transportes, Terras e Obras no ano de 1972. Desde então, o aparelho segue na sua sede, em um edifício que fica situado no centro da cidade. Funcionando como uma espécie de relógio local, a sirene dispara sempre às 6h, 7h, 12h, 17h, 18h e 22h.
“Naquela época não havia muitos relógios e os funcionários se guiavam por uma campainha improvisada, feita com a batida de duas barras de ferro. Meu pai ganhou a sirene de brinde ao comprar uma caçamba para realizar obras no município. Virou tradição”, explica Antônio Sassim, que é funcionário da secretaria.
Inicialmente, a sirene foi utilizada para guiar os funcionários públicos do município apenas nos seus horários de entrada e saída. Com os toques em seis momentos diferentes do dia, a sirene passou a fazer parte do cotidiano dos moradores e o som passou a orientá-los em relação às atividades do dia a dia.
Além disso, existindo há 50 anos, o toque da sirene ganhou significados diferentes com o passar do tempo. Durante a ditadura militar, por exemplo, o seu último toque do dia era associado ao toque de recolher imposto pelos militares, que à época proibiram a circulação nas ruas depois das 0h.
Já na pandemia, a sirene foi utilizada para homenagear as vítimas da covid-19.
Imagem: Reprodução/UOL