Cancelamento de títulos eleitorais no Ceará afeta mais de 170 mil eleitores; confira o motivo
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram canceladas as inscrições eleitorais de mais de 170 mil cearenses por causa do não comparecimento à revisão biométrica. Nesse sentido, o tribunal está oferecendo formas para que os cidadãos possam conferir qual é a situação atual da sua inscrição eleitoral.
Saiba mais detalhes sobre o processo de cancelamento e veja como você pode conferir sua situação eleitoral.
TSE cancela milhares de títulos eleitorais cearenses por causa de revisão da biometria
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cancelou a inscrição eleitoral de 170.165 residentes do estado do Ceará devido ao não comparecimento à revisão da biometria. No total, são 524.237 títulos de eleitores cearenses cancelados pelos mais diversos motivos, como a ausência nas urnas sem uma justificativa.
Vale ressaltar que, além de impedir que o eleitor vote nas eleições, o cancelamento do título também pode comprometer outros aspectos da vida do cidadão. Entre eles, estão impossibilidade de nomeação em cargo público, não renovação de matrícula em instituições oficiais de ensino e outras situações.
Em relação aos cancelamentos feitos no estado do Ceará, é válido pontuar que o processo foi distribuído em 55 municípios cearenses, inclusive em Fortaleza. Somente na capital do estado, são mais de 102 mil eleitores com seus títulos cancelados porque não compareceram à revisão da biometria.
Lembrando que, para resolver essa questão e ter a oportunidade de votar nas próximas eleições, será necessário procurar um atendimento até o dia 8 de maio de 2024.
Como conferir a sua situação?
O eleitor que quiser conferir qual é a situação da sua inscrição eleitoral deverá acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e selecionar a opção “Serviços Eleitorais – Situação Eleitoral”. No mesmo site, também é possível pagar multas, agendar atendimento presencial nas unidades, além de outros serviços.
Para mais notícias e artigos interessantes, acesse nosso portal!
Imagem: Reprodução/Agência Brasil