Carrefour é processado após crime envolvendo casal negro na Bahia

O coletivo Cidadania, Antirracismo e Direitos Humanos vai processar o Carrefour após um caso de tortura contra um casal negro ocorrido em maio deste ano.

O crime aconteceu no Big Bompreço, filial do Carrefour em Salvador. Seguranças do mercado xingaram, humilharam e torturam o casal depois de uma acusação de furto.

Saiba mais informações a seguir.

Processo contra o Carrefour

No dia 5 de maio de 2023, o casal Jamile e Jeremias foram ao Big Bompreço em Salvador, no bairro de São Cristóvão. Seguranças os abordaram após serem acusados de tentar furtar sacos de leite em pó para alimentar uma filha pequena.

Os dois foram levados ao estacionamento da filial do Carrefour e foram agredidos pelos funcionários da segurança do mercado. Eles levaram vários tapas no rosto. Um vídeo com as agressões viralizou nas redes sociais quando esse crime ocorreu.

O advogado Walisson dos Reis representa o casal e afirmou que eles foram agredidos por sete seguranças. Mesmo com a tentativa de furto, o advogado afirmou que a conduta dos funcionários do Carrefour foi totalmente descabida, já que agressões e tortura não se justificam sob qualquer circunstância.

Agora, o coletivo Cidadania, Antirracismo e Direitos Humanos, formado pelas entidades Soueuafrobrasileira (SP), Movimento de Direitos Humanos (TO) e Maria Mulher (RS), vai protocolar uma ação civil contra a empresa responsável pelo mercado na próxima quarta-feira (7).

O que diz a empresa?

Marcelo Tardim, vice-presidente de transformação em operação do Carrefour, afirmou que os funcionários são terceirizados, portanto, não são contratados da Rede. Porém, ao afirmar que todos os seguranças envolvidos nas agressões foram demitidos, ele se contradiz quanto ao vinculo deles com a empresa.

Foi revelado na semana passada que um acordo extrajudicial foi feito entre o Carrefour e o casal. Os termos do acordo e os valores não foram divulgados sob a alegação de que esses dados estão preservados por cláusula de confidencialidade.

Imagem: Divulgação/Big Bomtempo