Ceará alcança marca de 75% das escolas em tempo integral
Nesta segunda-feira (29), o ano letivo começa no Ceará com a marca de 75% das escolas estaduais adotando o modelo de tempo integral. A partir deste ano, mais de 20 instituições passarão a adotar o sistema. Segundo o governador do estado, a meta da sua gestão é chegar a 100% das unidades.
Saiba mais detalhes a respeito da marca alcançada pelo governo estadual neste ano letivo.
Governador quer que todas as escolas estaduais sejam de tempo integral
O ano letivo no Ceará começa nesta segunda-feira (29) com um feito bastante comemorado pelo governo estadual. Neste ano, 75% das escolas estaduais estarão adotando o modelo de tempo integral. Segundo o governador, Elmano de Freitas (PT), 26 novas unidades passarão a adotar o sistema.
“Quando assumi como governador, já estávamos em 60% das escolas do Ceará em tempo integral. Em 2023, levei isso para 71%. Este ano, 26 escolas vão também passar a ser em tempo integral. Vamos alcançar, em 2024, 75% das escolas. A minha meta é chegar a 100%”, destacou o governador do Ceará.
Vale ressaltar que, para atingir a universalização do modelo nas unidades de ensino estaduais, o governador afirmou que está construindo 22 novas escolas de Ensino Médio e que, em breve, assinará as ordens de serviço de outras 40 instituições. Segundo ele, a ideia é encontrar terrenos bem localizados.
Lembrando que o modelo de tempo integral disponibiliza uma jornada diária de nove horas-aulas diárias, além de garantir três refeições por dia. O governo entende que a ampliação da jornada, que passa a ser de 45 horas semanais, possibilita a criação de novas oportunidades para os estudantes da rede estadual.
De acordo com o governo, o sistema permite ainda o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais, além de favorecer o protagonismo de cada aluno.
Imagem: Reprodução/Freepik