Vitória! Aprovada contratação de empréstimo para melhorias no saneamento em Pernambuco

Na última terça-feira (3), o plenário do Senado aprovou a autorização para a contratação de um empréstimo por parte da Companhia Pernambucana de Saneamento. O objetivo dos investimentos é promover melhorias no sistema, pensando em ampliar sua eficiência e expansão por todo o estado.

Saiba mais detalhes a respeito da aprovação.

Empréstimo milionário para saneamento foi aprovado em uma votação simbólica no Senado

O pedido de urgência para a apreciação da pauta foi aprovado e, na última terça-feira (3), em uma votação simbólica, o texto passou no Senado e agora segue para a promulgação. Com isso, a Companhia Pernambucana de Saneamento fica autorizada a efetuar um empréstimo no valor de R$ 202 milhões.

O destino desse investimento será o financiamento parcial do Programa de Eficientização e Expansão do Saneamento de Pernambuco (PEX/PE), que tem como principal objetivo promover melhorias no sistema. Desse modo, o governo poderá levar o saneamento básico para um número cada vez maior de famílias.

O texto foi de autoria da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que já havia aprovado a autorização ainda pela manhã. Vale ressaltar que o presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento, Alex Campos esteve presente no Senado e acompanhou a votação.

De acordo com o senador e relator do projeto Fernando Dueire (MDB-PE), “Pernambuco tem o maior déficit hídrico do país. É um desequilíbrio relevante, e por ter, de forma geológica, muito cristalino, fica com problemas no abastecimento de água e tem que se valer de adutoras e transposição de bacias.”

Nesse sentido, o senador ressaltou que “esses recursos chegam para reforçar o abastecimento de água do estado, da região metropolitana do Recife e sobretudo do Agreste, onde tem maior desequilíbrio. Água é vida, água é saúde, água é dignidade. Sem água nós perdemos o bem maior, que é a vida”.

Para mais notícias e artigos interessantes, acesse nosso portal!

Imagem: Reprodução/Agência Senado