Ceará se destaca em ranking de solidez fiscal: 6º melhor do Brasil e 2º no Nordeste
Na última terça-feira (12), o Centro de Liderança Pública divulgou um levantamento de competitividade de estados que mostra que o estado do Ceará ficou na 6ª posição do ranking nacional de solidez fiscal. Além disso, aparece na 2ª colocação entre os estados da Região Nordeste, atrás apenas da Bahia.
Saiba mais detalhes a respeito do novo levantamento, que indica melhora do estado em diversos pilares avaliados.
Em novo ranking de solidez fiscal, Ceará é destaque na Região Nordeste
O governador Elmano de Freitas (PT) comemorou a colocação positiva no novo ranking organizado pelo Centro de Liderança Pública, classificando como “mais um ótimo resultado para nosso estado”. Além disso, afirmou que os compromissos na China ajudarão a manter a boa posição do estado do Ceará.
“Nosso objetivo é justamente atrair novos investimentos para o Ceará e, com isso, gerar empregos e ajudar a melhorar ainda mais a solidez fiscal do estado. Seguimos firmes”, afirmou o governador.
Vale ressaltar que a solidez fiscal é uma das condições para o crescimento sustentado de longo prazo seja de um país, estado ou município. O Centro de Liderança Pública leva em consideração alguns pilares de sustentabilidade, como é o caso das taxas de investimentos, solvência fiscal, índice de liquidez e outros.
Comparando com a edição do ano passado, o Ceará subiu duas posições no ranking de solidez fiscal. A melhora foi identificada nos índices de Regra de Ouro e Solvência Fiscal, mas a taxa de investimentos piorou em 2023.
Além disso, em relação aos estados mais competitivos do país, o Ceará foi classificado em 12º e, por isso, o representante da Região Nordeste mais bem avaliado. Em comparação com o ano passado, subiu uma posição, superando a Paraíba. Quando a análise é a Educação, o Ceará está colocado na quarta colocação.
Explore mais notícias e artigos interessantes em nosso portal!
Imagem: Reprodução/Freepik