Ceará surpreende no Enem sendo o 3º estado com menor número de faltosos no 1º dia

No último domingo (5), aconteceu o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Ceará foi o terceiro estado brasileiro com menos abstenções. Segundo o ministro da Educação e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, as faltas foram de apenas 25%.

Confira.

Ceará se destaca em número de faltosos no primeiro dia do Enem

Depois da aplicação da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no último domingo (5), um balanço foi anunciado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Manuel Palácios, em uma coletiva depois do exame.

Com a apuração de 98,3% da quantidade de inscrições, o Ceará se destacou como o terceiro estado brasileiro com menos faltosos nesse primeiro dia de prova. Dos 241.979 inscritos, foram 25,1% de abstenções, o que representa 60.736 cearenses que não foram até os seus locais de prova no domingo.

Sendo assim, o estado ficou atrás apenas de Sergipe, com 24,6%, e do Rio Grande do Norte, com 24,9% de faltosos. Além disso, vale ressaltar que a taxa de abstenções no Ceará ficou abaixo da média nacional, que foi de 28,1%. Neste ano, o número foi menor do que em 2022, quando o país teve 28,3% de faltosos.

Sobre o exame

No domingo, os alunos foram testados com questões de Linguagens e Ciências Humana. Já no próximo domingo (12), serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza em todo o território nacional.

Neste primeiro dia do Exame, além das questões, o estudante também precisou elaborar uma redação, determinando uma intervenção para o problema do seguinte tema: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

Para mais notícias e artigos interessantes, acesse nosso portal!

Imagem: Reprodução/Agência O Globo