Ceará tem apenas 0,3% dos mais de 1 milhão de casos de dengue no Brasil

De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Ceará, na contramão da realidade de outros estados brasileiros, o Ceará registrou apenas 0,3% dos casos de dengue notificados em todo o país. Na última quinta-feira (29), o Ministério da Saúde confirmou que o Brasil chegou à marca de 1 milhão de casos.

Saiba mais detalhes.

Ceará tem dengue mais controlada e segue na contramão do Brasil

Na última quinta-feira (29), o Ministério da Saúde confirmou que o Brasil registrou mais de 1 milhão de casos de dengue somente neste ano. O número corresponde a ocorrências prováveis e confirmadas. Apesar disso, no Ceará, a situação segue controlada e o estado pouco influenciou nesses números.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Ceará, foram notificados 3.146 casos de dengue no Ceará, com 384 confirmações. Esse número corresponde a apenas 0,3% do total de ocorrências registradas no país, nas oito primeiras semanas do ano, indicando um cenário mais controlado.

Nesse sentido, o secretário Executivo de Vigilância em Saúde do Ceará, Antonio Lima Neto, aponta alguns motivos para a menor ocorrência da doença no estado e no Nordeste como um todo. Segundo ele, o aquecimento global levou o mosquito para outras regiões, diminuindo sua presença no Ceará.

“Durante muitos anos, estivemos solitários nessa situação. O Nordeste era onde praticamente se tinha exclusivamente epidemia de dengue. O que tem acontecido, pelo menos nos últimos oito ou dez anos, é que a transmissão de dengue no Ceará tem se mantido baixa em relação à série histórica”, destacou.

Apesar disso, para manter a situação controlada no estado, o Ministério da Saúde reforça a necessidade de combater os focos do mosquito. Sendo assim, é importante eliminar criadouros no interior dos domicílios, em vasos e pratos de plantas, garrafas retornáveis, bebedouros e outros espaços.

Imagem: Reprodução/Getty Images