Chocolate produzido no Pará é um dos mais premiados do mundo; conheça

Você sabia que um dos chocolates mais premiados do planeta é produzido no estado do Pará, no meio da Floresta Amazônica, por comunidades indígenas?

Na região do Xingu, 17 famílias são produtoras do cacau, que serve de base para a produção do chocolate, a partir das cobiçadas amêndoas da Amazônia.

Conheça um dos chocolates mais premiados e que é feito no meio da maior floresta tropical do mundo.

A produção do chocolate é passada pelas gerações dessas famílias

Hoje, são 17 famílias da região do Xingu, no estado do Pará, que estão extraindo o cacau e produzindo um dos chocolates mais premiados do mundo. O doce que é preparado no meio da Floresta Amazônica é bastante característico, tendo os sabores das frutas locais e apresentando também aromas adocicados.

Vale pontuar que as amêndoas da região são muito procuradas, tanto que têm ganhado os últimos concursos nacionais. Além disso, a cultura do cacau também está relacionada com projetos de sustentabilidade que são desenvolvidos nessa região do Xingu, na Floresta Amazônica.

Atualmente, o estado do Pará é o maior produtor de cacau do Brasil, sendo o responsável por metade de toda a produção nacional. Por causa da força que a fruta apresenta nessa região, as comunidades indígenas também estão sendo convidadas para participarem da fabricação do chocolate.

A cidade de Medicilândia, a Capital do Cacau, é responsável pela produção de 70 mil toneladas das amêndoas por ano. O chocolate é fabricado nesse município de pouco mais de 30 mil habitantes com o cacau produzido pelas comunidades indígenas depois de passar por um teste rigoroso de qualidade.

Esse cacau, fabricado por essas famílias indígenas da região do Xingu, tem 72% da amêndoa e apresenta ainda 15% de frutas secas que são retiradas por esses produtores da própria floresta.

Imagem: Reprodução/Freepik