Cidade da Bahia registra segundo tremor de terra em menos de duas semanas

Na última terça-feira (1º), o Laboratório Sismológico da UFRN registrou um tremor de terra na região do município de Jacobina, no interior do estado da Bahia, por meio de suas estações sismográficas. Com magnitude preliminar calculara em 2.1 mR, o evento sísmico ocorreu às 6h41 do horário local.

Até o momento desta notícia, não há relatos de moradores que tenham sentido ou ouvido o tremor. Nesse ínterim, a Sismological Lab da UFRN reafirma seu compromisso de monitorar e comunicar integralmente qualquer atividade sísmica que ocorra na região baiana, bem como em todo o Nordeste.

Monitoramento

O mais recente evento sísmico registrado em Jacobina e analisado pela Rede Sismográfica Brasileira e pelo LABSIS na Bahia ocorreu no dia 21 de julho e a magnitude foi calculada em 1.8 mR. A responsabilidade de monitorar a atividade sísmica em todo o país é atribuída à RSBR, uma organização pública que conta com quase 100 estações sismográficas distribuídas estrategicamente.

Por meio dessas estações, a RSBR realiza um trabalho fundamental na detecção e na análise de eventos sísmicos, permitindo o registro e o acompanhamento precisos de tremores e terremotos ocorridos em diferentes regiões do Brasil.

Outros casos

Apenas no mês de julho, a RSBR e o LabSis da UFRN já registraram e analisaram um total de 5 tremores de terra na região do interior baiano, com as seguintes magnitudes:

  • Jaguarari com 1.8 mR;
  • Chorrochó com 1.9 mR;
  • Curaçá com 1.5 mR;
  • Monte Santo com 2.5 mR;
  • Jacobina com 1.8 mR.

Além disso, de acordo com o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis – UFRN), também foram registrados outros dois tremores de terra em outras áreas da Bahia: um em Juazeiro, no norte do estado, e outro em Boa Nova, na região sudoeste. Ambos ocorreram no dia 20 de abril deste ano.

Imagem: Reprodução/Prefeitura de Jacobina