Cidade do Ceará está entre as 10 com menor índice de umidade relativa do Brasil
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um município cearense apareceu entre os 10 com o menor índice de umidade relativa do ar do país. Além dele, outras cidades do Ceará também foram destaque na última semana. Por esse motivo, é fundamental que recomendações de cuidado com a saúde sejam seguidas.
Saiba mais detalhes.
Cidades cearenses são destaque pelos seus baixos índices de umidade
Na última semana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade de Iguatu, a 380 km de Fortaleza, apareceu entre os 10 com o menor índice de umidade relativa do ar do país. Na última sexta-feira (24), a umidade era de somente 14%, quando o recomendado para a saúde é acima dos 60%.
Além disso, outros municípios do Ceará também foram destaque em relação ao índice, aparecendo na lista das 20 menores taxas de umidade relativa do ar. É o caso, por exemplo, de Jaguaribe, no Vale do Jaguaribe, e Sobral. Na última sexta-feira, o Inmet registrou umidade de 16% nas duas cidades cearenses.
Vale pontuar que, nesta semana, apesar de uma pequena elevação, os índices continuarão baixos nessas cidades destacadas. Em Iguatu, a terça-feira (28) pode ter 31% de umidade relativa do ar, ainda abaixo do ideal.
Alguns cuidados da OMS
Com a baixa umidade, a Organização Mundial da Saúde (OMS) determina alguns cuidados para garantir a saúde em meio ao tempo seco. Nesse sentido, é recomendado não praticar exercícios físicos ao ar livre entre às 11h e 15h, além de beber bastante água visando realizar a adequada hidratação corporal.
Ademais, também não é recomendado permanecer exposto ao sol nas horas mais quentes do dia. Lembrando que, para o órgão internacional, a umidade abaixo dos 30% é extremamente prejudicial para o corpo humano, podendo causar até desidratação. Por isso, é essencial seguir essas recomendações.
Imagem: Reprodução/Google Maps