Clubes do Nordeste entrarão com pedido de reconhecimento de títulos nacionais

Ceará, Fortaleza e Sport tentarão, junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o reconhecimento de três conquistas como sendo nacionais. Os clubes serão representados por suas federações no pedido. Lembrando que, no ano passado, a entidade reconheceu como nacional a conquista de outro clube.

Saiba mais detalhes a respeito do pedido que será enviado pelo trio e veja outros processos de unificação que foram feitos pela CBF no passado.

Clubes nordestinos tentarão reconhecimento de títulos nacionais

Ceará e Fortaleza, representados pela Federação Cearense de Futebol, deverão se reunir com o Sport e a Federação Pernambucana de Futebol na tentativa de organizar um pedido de reconhecimento. A ideia é que sejam consideradas conquistas nacionais os títulos da Taça Norte/Nordeste de 68, 69 e 70.

Os clubes, que serão representados pelas suas respectivas federações, já possuem toda a documentação pronta para ser enviada à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O pedido deverá conter áudios de gols, taças e todo tipo de arquivo que possa fundamentar o reconhecimento das conquistas nacionais.

Lembrando que, no ano passado, a entidade reconheceu o torneio “Campeão dos Campeões” de 1937 do Atlético Mineiro como de igual valor ao campeonato nacional. Assim, o Galo se tornou tricampeão brasileiro. Caso o pedido seja aceito, Ceará, Fortaleza e Sport ganharão um Brasileirão para cada.

Atualmente, além do Campeonato Brasileiro tradicional e o título do Atlético reconhecido no ano passado, a CBF também considera a Taça Brasil e a Taça Roberto Gomes Pedrosa como sendo de nível nacional, mas também regionais. Já a Taça Norte/Nordeste seguiu somente como torneio regional.

Tanto a Taça Brasil quanto o chamado Robertão foram reconhecidos como títulos nacionais em 2010. Com a decisão da entidade pela unificação dos torneios, diversos clubes foram beneficiados. É o caso de Santos, Palmeiras, Bahia, Cruzeiro, Botafogo e Fluminense.

Imagem: Reprodução/Freepik