Estado do Pará conquista resultado positivo no Enem PPL 2023

No ano passado, a Secretaria de Administração Penitenciária do Pará registrou um aumento expressivo no número de detentos aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL 2023). Desde 2019, a pasta identifica uma melhora no desempenho dos internos.

Saiba mais detalhes a respeito do importante feito e veja a evolução do desempenho paraense.

Pará tem aumento no número de aprovados no Enem PPL 2023

De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária do Pará, no ano passado, foram 1.062 custodiados aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL 2023). O número de aprovações representa um aumento de 128% em relação ao ano anterior.

Nesse sentido, segundo Marco Antonio Sirotheau Corrêa Rodrigues, titular da pasta, o desempenho positivo do ano passado indica o bom trabalho da Coordenação de Educação, além dos investimentos do governo estadual na reinserção daqueles que estão encarcerados nas penitenciárias do estado.

“Os números são animadores, o aumento de 128% é um recorde, fruto do trabalho realizado ao longo de 2023. Isso demonstra que o processo de mudança de vida também acontece através da educação. E a Diretoria de Reinserção Social trabalha arduamente para manter esse processo educacional”, ressaltou.

Vale ressaltar que a Secretaria já vem identificando uma melhora no desempenho dos internos desde a década passada. Entre os anos de 2019 e 2023, por exemplo, foi registrado um aumento de mais de 1.017% no número de aprovados. No primeiro ano desse recorte, foram somente 95 aprovações.

Em relação ao desempenho por unidade prisional, os destaques foram a Unidade de Reinserção de Regime Semiaberto de Marabá, Unidade de Custódia e Reinserção de Santa Izabel I e Unidade de Custódia e Reinserção de Icoaraci, tendo registrado, respectivamente, 701, 700 e 680 de média na prova.

Imagem: Reprodução/Freepik