Você sabia? Terceira maior colônia japonesa no Brasil fica no Pará
Os imigrantes japoneses espalharam várias colônias por todo o Brasil. A imigração começou por volta de 1912. Em São Paulo, no ano de 1930, já existiam 130 mil habitantes japoneses fixados, e mais de 90% deles eram envolvidos com a pequena e média agricultura.
Hoje, a 3ª maior colônia japonesa no Brasil fica em Tomé-Açu, no estado do Pará. A cidade mistura as culturas paraense e japonesa e é um modelo de produção agrícola com pelo menos 5 mil agricultores.
A história dessa cidade começou há 100 anos, quando as famílias japonesas vieram ao Brasil e passaram a habitar a região, construindo a colônia.
Colônia japonesa em Tomé-Açu
A 3ª maior colônia japonesa no Brasil fica na cidade de Tomé-Açu, no Pará. A imigração dos japoneses para a região já completou um século, e grande parte dessas pessoas estão envolvidas em serviços de agricultura.
Atualmente a produção de cacau é o principal foco, mas a colônia japonesa também produz:
- Pimenta do reino;
- Cupuaçu;
- Melão;
- Melancia;
- Pitaya;
- Açaí.
A colônia japonesa em Tomé-Açu preservou a cultura japonesa com seus costumes tradicionais, culinária e esportes, por exemplo. A cidade conta com um Museu Histórico da Imigração Japonesa que iniciou por volta de 1929.
Segundo um historiador de Tomé-Açu, a imigração aconteceu após um acordo entre o governo japonês e o do Pará. A região foi escolhida após a realização de visitas técnicas, e, ao decorrer dos anos, os novos habitantes começaram a desenvolver a agricultura.
Aos poucos foi acontecendo uma fusão das culturas paraense e japonesa, uma influenciando a outra, o que desenvolveu a Tomé-Açu que conhecemos hoje.
Quais as duas maiores colônias japonesas no Brasil?
A 3ª maior colônia japonesa no Brasil fica em Tomé-Açu no Pará. A maior comunidade de habitantes japoneses fica em São Paulo e completará 115 anos em 2023. Já a 2ª maior colônia japonesa no Brasil fica em Curitiba.
Imagem: Reprodução / TV Liberal